O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), do Governo do Ceará, realiza sessões educativas para seus pacientes. A primeira do ano será nesta terça-feira, 22, às 8 horas, no auditório do CIDH.

A equipe multidisciplinar do CIDH reúne pacientes que iniciaram recentemente o tratamento e também aqueles que convivem há mais tempo com a doença e não seguem a rotina de cuidados. A ideia é mostrar a importância de seguir o tratamento corretamente. As sessões educativas são mensais.

Treze sessões foram realizadas em 2018, sempre abordando temas relevantes aos portadores do diabetes. Os cuidados com a qualidade da alimentação, a monitoração da glicemia e hipoglicemia, a atenção com os pés e higiene bucal, além da administração dos medicamentos foram ensinados durante as sessões.

O CIDH é referência de nível secundário no atendimento a pessoas com diabetes e hipertensão arterial. Para a primeira consulta no CIDH, o paciente é encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Inicialmente, é atendido pelo setor de enfermagem, onde é avaliado seu histórico e feito a aferição da pressão arterial, medição de altura e peso e a verificação da glicemia capilar. Em seguida, o paciente é encaminhado para o médico.

A depender da complicação que o paciente apresenta, ele poderá ser visto pelo clínico ou especialista (cardiologista, nefrologista, vascular, neurologista, oftalmologista). Será encaminhado ao nutricionista para orientações sobre os hábitos alimentares e ao fisioterapeuta, caso haja necessidade.

Os pacientes também são atendidos na atenção primária, visto que a consulta no CIDH é complementar ao tratamento. O atendimento no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão ocorre de segunda a sexta-feira, de 7 às 16 horas.

Com informações Governo do Ceará