Dezoito detentos do Complexo de Delegacias Especializadas (Code), localizado no bairro de Fátima, conseguiram fugir, após uma rebelião, na madrugada desta segunda-feira. Segundo informações da Polícia Civil, o presos serraram as grades e conseguiram escapar durante o tumulto, que foi contido após um reforço ter sido chamado.
Ainda durante a madrugada, os policiais precisaram atirar para cima para conseguirem conter os presos que se rebelavam. De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol-CE), Francisco Lucas Oliveira, o incidente não surpreendeu, já que há uma superlotação no Code e baixo efetivo policial. Segundo Francisco, o local só suporta 50 detentos e, atualmente, havia 150 presos. Para piorar, apenas dois policiais fazem a guarda do local.
Ainda segundo Francisco Lucas, apesar do tumulto, nenhum agente ficou ferido. Conforme diz, os presos chegaram a jogar pedras contra os agentes durante a rebelião, mas os policiais conseguiram contê-los, apesar de não terem conseguido evitar a fuga. “O ideal é que não tivesse nenhum preso no Code, já que não é um complexo penitenciário. É um risco para quem mora no entorno do local, que é uma área residencial”, comenta.
CincA Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS-CE) ainda não se manifestou sobre o caso.