Uma das obras mais comemoradas pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT), e pelo governador Camilo Santana (PT) – o túnel da Avenida Borges de Melo, no Bairro de Fátima, não resistiu as chuvas que vem caindo em Fortaleza desde a noite dessa sexta-feira, 6, e ficou completamente alagado na madrugada deste sábado, 7. A expectativa é que o túnel seja liberado somente na segunda-feira, 9.

Inaugurado na última segunda-feira, 2, o túnel da Avenida Borges de Melo, com 300 metros de extensão e duas pistas com 10 metros de largura, era uma das obras previstas para ser entregues para a Copa do Mundo de 2014 – Fortaleza foi uma das cidades sedes do Mundial. As obras receberam investimentos de R$ 30 milhões e permitem que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe atravesse a via sem cruzar com os veículos que trafegam pela nova passagem. Com as chuvas, a via foi bloqueada para o trânsito com desvios feitos pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), o que tem causado transtornos aos motoristas.

“Aqui é um retrato da pressa com imperfeição”, protestou o administrador de empresas identificado pelo nome de Antônio Alves, que tentava, por volta das 8 horas, chegar ao Bairro da Aldeota e usava a avenida Borges de Melo. Outro que ficou indignado com o túnel recém-inaugurado alagado foi Pedro Santos, morador do Bairro de Fátima. “Imagina se fosse no período de chuvas fortes. Iríamos nadar para atravessar o túnel”, disse Pedro Santos.

Quem passou pelo túnel alagado acabou ficando pelo caminho como no caso do registro abaixo:

Fortaleza registra mais de 100 milímetros de chuva

Fortaleza registrou 108,2 milímetros (mm) de chuvas das 7 horas desta sexta às 7 horas da manhã deste sábado, 7, de acordo com boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado às 8h50 deste sábado. Foi a maior chuva do Estado para o período.

As precipitações estão associadas à presença de um sistema indutor chamado Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), que se deslocou do oceano Atlântico em direção ao continente. Na manhã deste sábado, o sistema está sobre a divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará e deve se dissipar neste domingo, 8.

“Os DOL são perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o litoral leste do Brasi”, diz a nota da Fundação.

A previsão da Funceme para este sábado é de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte do Estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Para o domingo (8), a Funceme prevê possibilidade de chuva na faixa litorânea.

A Funceme registrou chuva em cerca de 30 cidades. Dados parciais mostram que as maiores aconteceram nos postos localizados em Fortaleza: 108,2 milímetros (posto Fundação Maria Nilva, no Bairro Água Fria), 100 mm (Castelão) e 97,6 mm (Bairro Messejana). Foram registrados ainda 86 mm no Eusébio e 81 mm em São Gonçalo do Amarante.

Veja lista das dez maiores chuvas das últimas horas no Ceará:

– Fortaleza (posto Água Fria) : 108,2 mm

– Fortaleza (posto Messejana) : 97,6 mm

– Eusébio (posto Eusébio) : 86,0 mm

– São Gonçalo do Amarante (posto siupe) : 81,0 mm

– São Gonçalo do Amarante (posto Santo Amaro) : 77,0 mm

– Paracuru (posto Jardim do Meio) : 64,0 mm

– Paracuru (posto Paracuru) : 60,8 mm

– Amontada (posto Icaraí de Amontada) : 60,0 mm

– São Gonçalo do Amarante (posto Croata) : 55,0 mm

– Aquiraz (posto Sítio Sapucaia Fagundes) : 52,0 mm

Com informação do G1