Equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Cinema do Dragão lança, nesta quarta-feira (27), a quinta edição do programa “Sessão Circular”. Com o tema “Corpo Território”, a mostra apresenta quatro curtas-metragens de quatro estados brasileiros (Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia) que se organizam em torno de uma presença autoconsciente de corpos dissidentes na sua eterna busca de firmarem-se nos territórios nos quais habitam, seja na periferia, seja no centro.

Disponíveis a partir das 12h, no YouTube no Dragão, estreiam ‘Pele manchada’ (de Victor Mota), ‘Inabitável’ (de Enock Carvalho e Matheus Farias), ‘Videomemória’ (de Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito) e ‘Morte Branca do Feiticeiro Negro’ (de Rodrigo Ribeiro). Os filmes permanecerão em cartaz por 48 horas após a estreia.

Os Filmes

A Morte Branca do Feiticeiro Negro
Sinopse: Memórias do passado escravista brasileiro transbordam em paisagens etéreas e ruídos angustiantes. Através de um poético ensaio visual, uma reflexão sobre silenciamento e invisibilização do povo preto em diáspora, numa jornada íntima e sensorial. Vencedor do Candango de Melhor Direção e Prêmio Canal Brasil de Curtas no 53º Festival de Brasília.
Direção: Rodrigo Ribeiro
Ano: 2020
UF: Santa Catarina
Duração: 11 min
Classificação Indicativa: 16 anos

Inabitável

Sinopse: Pouco antes da pandemia, o mundo experimenta um fenômeno nunca antes visto. Marilene procura por sua filha Roberta, uma mulher trans que está desaparecida. Enquanto corre contra o tempo, ela descobre uma esperança para o futuro. Seleção Oficial do Festival de Sundance 2021.
Direção, roteiro e produção: Matheus Farias e Enock Carvalho
Ano: 2020
Estado: Pernambuco (PE)
Duração: 20min 06seg
Classificação indicativa: 10 anos
Elenco: Luciana Souza, Sophia William, Erlene Melo, Eduarda Lemos, Laís Vieira, Carlos Eduardo Ferraz e Val Júnior.
Empresa Produtora: Gatopardo Filmes

Pele Manchada
Sinopse: Decidi visitar a casa da minha vó na quarentena.
Direção, performance e montagem: Victor Mota
Ano: 2020
Estado: Bahia
Duração: 6min 28seg
Classificação indicativa: 14 anos
Voz: Sônia Alves
Trilha Sonora: Sabor de Mel – Damares, A tua Sina – Pixinguinha, Clementina de Jesus e João da Baiana e Xirê D’Oxum Nação Angola.
Participação: Gerson Mota, Vanildes Alves, Pedro Mota e Família Alves Oliveira.
Exibido no 7° Festival de Cinema Baiano – FECIBA, Bahia; 1ª Mostra de Cinema Negro Pilão – João Pessoa, Paraíba; 6° Festival Cine Tamoio em São Gonçalo – Rio de Janeiro; 1° Tela Curta Cachoeiro, em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo; Lâmina – Mostra Audiovisual Preta – Vitória, Espírito Santo; 1ª Mostra Cipó – Cinemas Possíveis, em Belo Horizonte – Minas Gerais; Exposição Virtual Janela da Distopia em Minas Gerais; Rastro – Festival de Cinema Documentário, Brasília-DF; Mostra Prestes a Fulminar, plataforma Embaúba Play, todos em 2021.

Videomemória
Sinopse: O tempo passa como um cigarro fumado à noite, quando através de sua fumaça vejo cada imagem daqueles dias que ainda lembro para sorrindo chorar nossas glórias.
Direção: Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito
Ano: 2020
Estado: Minas Gerais
Duração: 23min

Serviço:

Cinema do Dragão apresenta Sessão Circular – Programa #5 – “Corpo Território”
Período: Dias 27 e 28 de outubro de 2021
Horário: 12h
Local: YouTube do Dragão do Mar
Programação gratuita
Classificações diversas
Disponível por 48 horas