Com os efeitos da pandemia do covid-19 e a necessidade do isolamento social, o cinema sofreu um grande impacto, causado em parte pelo fechamento das salas de exibição, adiamento de vários lançamentos comerciais e pela impossibilidade de continuar filmando nos mesmos moldes de antes. Esse cenário reconduziu a atenção dos profissionais da área para a urgência da migração dos conteúdos audiovisuais para as plataformas digitais e para a formulação e o aperfeiçoamento de novas estratégias de mediação com o espectador.
Pensando nisso, o Cinema do Dragão, atualmente com as salas físicas fechadas em respeito ao decreto que determina o isolamento social rígido em Fortaleza, lança o “Percursos Curatoriais”, um ciclo de debates-entrevistas virtuais concebido para provocar reflexões sobre o atual estado da atividade curatorial no Brasil. Para discutir o tema, o Cinema receberá, a cada edição, um expert brasileiro de cinema para debater sobre curadoria a partir das suas experiências e pesquisas. As conversas acontecerão entre 22 e 31 de março, sempre a partir das 16h, ao vivo, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), e contarão com a mediação do crítico, curador e programador do Cinema do Dragão Pedro Azevedo.
O ciclo de debates busca explorar as potencialidades da curadoria para além do gesto da seleção e da composição de filmes numa grade de programação, além de investigar como a atividade curatorial pode contribuir para a formação de uma rede discursiva autônoma e para a emergência de novos modelos de experimentação e criação. “O projeto surge a partir do desejo de pôr em discussão as infinitas possibilidades e percursos da curadoria nos âmbitos dos festivais e das mostras de cinema no Brasil, abordando também o universo das salas de exibição (particularmente das salas com perfil de formação de plateia) e das instituições voltadas para a difusão e preservação do audiovisual brasileiro, compreendendo o caráter multidisciplinar do trabalho do curador e os seus inevitáveis cruzamentos com a pesquisa, a crítica e a docência”, afirma Azevedo.
Agenda
A agenda de conversas será iniciada na próxima segunda-feira (22), com Luís Fernando Moura (PE), curador e pesquisador que coordena a programação do Janela Internacional de Cinema do Recife, desde 2015. A também pernambucana Carol Almeida, doutora em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro, e membro da equipe curatorial do Festival Olhar de Cinema/Curitiba, desde 2017, é a convidada da terça-feira (23).
O “Percursos Curatoriais” da quarta-feira (24) traz Eduardo Valente (RJ), premiado cineasta em Cannes que desde 2016 é membro da equipe de programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional Curitiba e delegado brasileiro no Festival de Berlim. Na quinta-feira (25), é do Ceará a profissional que comentará seus percursos: a realizadora, pesquisadora, curadora, educadora audiovisual e gestora de projetos Rúbia Mércia.
Na sexta-feira (26), a capixaba Kênia Freitas compartilha sua trajetória como crítica, curadora e pesquisadora com expertise em Afrofuturismo e Cinema Negro. Após uma ligeira pausa no final de semana, as conversas são retomadas na segunda-feira (29), agora com a paulista Bárbara Rangel, que há mais de 10 anos é curadora no Instituto Moreira Salles.
Na terça-feira (30), a pesquisadora e curadora carioca Janaína Oliveira, idealizadora e coordenadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro e programadora do Flaherty Film Seminar (Nova York) para 2021, falará sobre sua vivência como curadora de encontros e festivais. Encerrando o ciclo de lives, na quarta-feira (31), Pedro Azevedo conversa com Amaranta Cesar, professora do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB que acumula inúmeras participações como curadora, membro de júri, palestrante e conferencista.
Serviço:
Cinema do Dragão apresenta Percursos Curatoriais
Período: De 22 a 31 de março de 2021
Horário: 16h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 60-90min
Gratuito e livre