De acordo com o site BR18, do Estadão, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) disse que vai expropriar todos os campos de petróleo vendidos no governo Michel Temer depois da revogação do sistema de partilha.
Ciro direcionou sua fala para o investidor estrangeiro: “estou anunciando e repetirei: todos os campos de petróleo brasileiros que foram vendidos no exterior após o golpe e após a revogação da Lei de Partilha serão expropriados — com a devida compensação”, disse. A afirmação foi dada em entrevista à revista America’s Quartely.
A lei revogou a obrigatoriedade da participação da Petrobras na exploração do petróleo da camada pré-sal.Pela lei anterior, de 2010, a Petrobras atuava como operadora única dos campos do pré-sal, com uma participação de pelo menos 30%. Além de ser a empresa responsável pela condução e execução, direta ou indireta, de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento e produção.
Com a nova lei, cabe ao Conselho Nacional de Política Energética oferecer à Petrobras a exploração mínima de 30% em cada campo, e a empresa deve se manifesta se aceita ou não a responsabilidade.