As expectativas dos bastidores da corrida à Presidência da República foram voltadas para o pronunciamento realizado, na manhã desta segunda-feira, às 10 horas, pelo candidato do PDT, Ciro Gomes. O pedetista anunciou, nesse domingo, por meio das redes sociais, que iria se pronunciar, mas não antecipou o conteúdo da exposição que fará e se limitou a dizer que será um ‘’importante pronunciamento’’.


Terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, Ciro não conseguiu, ao longo da campanha, alavancar a candidatura para torná-la viável ao 2º turno da disputa presidencial. O desafio de chegar antes do início da campanha aos dois dígitos nas pesquisas não foi alcançado e gerou frustração entre dirigentes estaduais e nacionais do PDT.


ÚLTIMA PESQUISA DATAFOLHA


A última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na última quinta-feira (22), aponta Ciro Gomes com 7% das intenções de voto, atrás de Lula (47%) e Bolsonaro (33%). Simone Tebet foi citada por 5% do eleitores. O Instituto Datafolha entrevistou 6.754 pessoas, entre 20 e 22 de setembro, em 343 municípios. A pesquisa apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, tem nível de confiança de 95%, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-04180/2022.


ESPECULAÇÕES


Sem conseguir atrair outros partidos para uma aliança com o PDT, Ciro decidiu radicalizar no discurso para buscar os votos da chamada terceira via – uma candidatura alternativa aos nomes do presidente Jair Bolsonaro, que concorre à reeleição, e ao presidenciável Lula. A análise política é que milhões de brasileiros apostariam em um terceiro nome para barrar o ciclo de polarização entre Bolsanaro e Lula.


Ciro adotou um tom crítico de discurso contra o atual Governo e o ciclo petista, mas não empolgou o eleitorado. A poucos dias do primeiro turno da eleição, o pedetista se viu ainda mais isolado e radicalizou nas palavras para se opor à pregação dos aliados de Lula em defesa do voto útil para o petista vencer a eleição no dia 2 de outubro. Ciro ouviu apelos para renunciar. O pronunciamento de Ciro Gomes, nesta segunda-feira, pode ser um marco na corrida das eleições de 2022.

Confira o pronunciamento do candidato a presidência, Ciro Gomes