Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 8,9 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses. Desse total de ocorrências, 41% estão ligadas à clonagem de cartão de crédito.
O segundo golpe mais comum observado pelo estudo é o recebimento de boletos falsos, com 13% das menções. Além dessas fraudes, aparecem clonagem de cartão de débito, contratação de empréstimos e financiamento, com incidência 11% cada.
O estudo aponta que metade, cerca de 48% das fraudes, são realizadas por meio de transações ou compras feitas pela internet. Outros 20% dos golpes aconteceram nas operações realizadas em agências bancárias ou financeiras e 15% em lojas físicas.
A superintendente de produtos e operações do SPC Brasil, Nival Martins, aponta que os transtornos são ocasionados por estelionatários e podem comprometer não apenas a saúde financeira dos consumidores que acabam caindo nesses golpes.
“Além dos prejuízos financeiros, existe o constrangimento de, muitas vezes, ser incluído indevidamente em cadastros de devedores. Sem contar a burocracia para abrir boletim de ocorrência e avisar os órgãos competentes sobre o ocorrido”, alerta.