O Conselho Nacional de Saúde (CNS), nesta quarta (17)), publicou um “vacinômetro”, com informações atualizadas periodicamente sobre a vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Em um mapa georeferenciado do país, é possível saber como está o ciclo de vacinas em cada estado. Os dados foram extraídos do vacinômetro produzido pela Agência Brasil e da plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde. A atualização das informações em cada estado é de responsabilidade da respectiva Secretaria Estadual de Saúde, em suas plataformas públicas de gestão.
A luta pela vacinação para todos e todas no Brasil tem sido uma pauta perene do CNS, junto à Frente Pela Vida. Na última semana, o grupo de entidades da Saúde produziu documento em apoio aos governadores brasileiros para a produção, compra e distribuição de vacinas. Diante da ausência de coordenação nacional e do negacionismo por parte do governo federal, os governadores elaboraram um cronograma, para, em abril, ter pelo menos 25% de toda a população do país vacinada.
Para isso, governadores negociam um aumento da produção nacional: a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve passar a produzir 1 milhão de doses por dia, hoje produz 250 mil, e o Instituto Butantan já teve a linha de produção ampliada. Além disso, o Consórcio Nordeste está fechando um contrato para a compra da Sputnik V: apesar da compra local, a ideia é fornecer doses para o Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de que o insumo seja administrado pelo Programa Nacional de Imunizações.
)(_ Com informações Conselho Nacional de Saúde