A demora para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar a importação, por estados e municípios, da vacina Sputinik V se transformou em preocupação, nessa quinta-feira, na Assembleia Legislativa: o presidente da Mesa Diretora, deputado Evandro Leitão (PDT), chamou a atenção, na abertura da sessão plenária, a importância da mobilização do Governo do Ceará para aquisição da vacina da Rússia como essencial para o Estado ampliar a imunização dos cearenses contra a Covid-19.
Evandro Leitão destacou que, durante o mês de março, o governador Camilo Santana sancionou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que autoriza o Executivo estadual a adquirir 5,8 milhões de doses da vacina, por meio de uma compra direta com o Fundo Soberano Russo. Segundo Evandro Leitão, desde então, todos os procedimentos necessários foram realizados para concretizar a aquisição.
“O quantitativo de vacina que tem chegado ao Ceará não tem sido suficiente para atender a nossa população. Por conta disso, os nove estados nordestinos fecharam a compra de cerca de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V”, registrou o presidente da Assembleia Legislativa ao ressaltar que, com a vacina, o Ceará poderá imunizar grande parte da população, o que significará, conforme Evandro Leitão, mais vidas preservadas e retomada mais rápida das atividades econômicas.