A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) adquiriu 10 novos equipamentos de última geração para medição de vazão, destinados às suas gerências regionais em todo o estado do Ceará.
Para garantir o uso adequado dos novos equipamentos,32 técnicos das gerências regionais participaram de um treinamento durante esta semana, realizado na sede da Cogerh e em campo, em caminho d’água liberado pelo açude Acarape do Meio, no município de Redenção.
Gestão
O gerente de Monitoramento Qualitativo e Quantitativo da Cogerh, Disney Paulino, explica que esta iniciativa faz parte dos esforços contínuos da Companhia para aprimorar a gestão dos recursos hídricos no estado, assegurando maior precisão e confiabilidade nas medições de vazão realizadas em rios e açudes.
“A Cogerh adota uma gestão participativa, envolvendo a sociedade através dos comitês de bacia hidrográfica e das comissões gestoras dos açudes. Para saber se as vazões que estão fluindo em determinadas seções de rios estão sendo suficientes para atendimento dos usos pactuados é preciso medir estas vazões. Nas condições típicas de perenização dos rios do Ceará, essas medições são feitas a vau, ou seja, em trechos de rios com profundidade de até 1,2 metros, dispensando o uso de embarcações, explicou Paulino.
Benefícios
Os novos equipamentos adquiridos pela Cogerh permitem não apenas a medição precisa da vazão, mas também a auditagem da integridade dos dados coletados e da localização geográfica das medições. No total, foi investido R$ 1,3 milhão com os aparelhos.
Os relatórios gerados serão armazenados no banco de dados corporativo da Companhia, assegurando uma base confiável para futuras análises e decisões.
Treinamento
Durante o treinamento, os equipamentos foram configurados e testados, estando agora prontos para serem utilizados nas atividades de medição de vazão em todo o estado.