A tradição de destaque dos alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros em olimpíadas acaba de ganhar novo capítulo. Desta vez, nada menos do que 17 alunos do CMCB foram premiados com medalhas no Concurso Canguru de Matemática Brasil. A competição é uma espécie de jogo, do qual, estudantes de todas as idades, dos 7 aos 18 anos, podem participar, em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha relativamente fáceis em 90 minutos.

“Eu achei legal e também um tanto fácil. Já tinha participado antes, mas não tinha conseguido nem medalha de bronze. Agora, acho que a preparação para entrar no CMCB ajudou a melhorar as habilidades e eu consegui esse resultado”, explica Yan Neves Mendes, aluno do 6º Ano do Ensino Fundamental que ingressou na escola neste ano e conseguiu a medalha de ouro no nível E.

“É bem interessante buscar isso dos alunos, porque é uma prova inteligente. Eu nunca tinha participado de uma olimpíada assim e já conseguir um resultado desses é muito bom”, avalia Guilherme Teixeira Andrade, aluno do 6º Ano do Ensino Fundamental que conseguiu a medalha de prata no nível E.

Com alcance mundial, mais de seis milhões de competidores de 50 países participaram em 2012. Em alguns países, a proporção da população estudantil resolvendo os problemas chega 75%. “Embora, infelizmente, o pensamento comum seja de que a Matemática é difícil, muito abstrata e fora do alcance da grande maioria das pessoas, o número de participantes do Canguru de Matemática prova que as coisas não têm que ser desta maneira. A iniciativa ajuda a diminuir o preconceito em relação à Matemática”, explica a organização.

Os alunos do CMCB terminaram esta edição da prova com duas medalhas de ouro, quatro de prata e onze de bronze.

Fonte: SSPDS