A Coligação ‘Ceará Cada Vez Mais Forte’, liderada pelo PT, entrou com uma Representação contra o prefeito de Fortaleza, José Sarto, e o candidato do PDT ao Governo do Estado, Roberto Cláudio, por promoção pessoal e abuso do poder político na campanha.
De acordo com o texto da representação encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sarto, ao tocar violão e cantar uma música fazendo trocadilho entre os nomes do cantor Roberto Carlos e do ex-prefeito Roberto Cláudio fez uso da máquina da Prefeitura para promoção da candidatura do pedetista.
O ato de promoção e propaganda em apoio ao candidato Roberto Cláudio, segundo os advogados da Coligação Ceará Cada Vez Mais Forte, foi registrado durante o Seminário Municipal em Diversidade e Inclusão, evento institucional voltado para profissionais da Rede de Ensino de Fortaleza, realizado dia 25 de agosto.
O apoio do prefeito, cita o texto da ação judicial, verificou-se quando Sarto subiu ao palco, e ao cantar a música “Baby”, de Caetano Veloso, citou o nome de Roberto Cláudio. ‘’No trecho da música que fala “ouvir aquela canção do Roberto”, em referência ao cantor Roberto Carlos, o gestor infrator incluiu o nome “Cláudio”, em clara alusão ao candidato ao Governo pelo seu partido, PDT’’, destaca o documento.
A Coligação ‘Ceará Cada Vez Mais Forte’, denuncia, ainda, que o Prefeito de Fortaleza ‘’vem utilizando o cargo para fazer publicidade e promoção pessoal em benefício do candidato Roberto Cláudio em eventos institucionais, realizados pelo Poder Público e com recursos do Erário municipal’’. Os advogados pedem ao TRE que Sarto seja condenado por conduta vedada ao agente público, por atos de improbidade administrativa, com multa, e contra Roberto Cláudio seja determinada multa assim como cassação do registro ou diploma.