Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Exército está adotando os últimos preparativos para o desembarque de 3.100 homens e mulheres nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte para garantir a segurança dos eleitores, candidatos e servidores da Justiça Eleitoral mobilizados para o processo de votação e apuração do resultado das eleições neste domingo, 7 de outubro.

O comando da 10º Região Militar anunciou, na manhã desta quarta-feira, 3, que nesta sexta, 5, a partir das 8h:30min, os homens e mulheres designados para a segurança nas eleições estarão concentrados no 23º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza, para a última checagem das condições de pessoal e material. Em seguida, a tropa já dará início aos primeiros reconhecimentos nos locais de votação.

O objetivo nesta eleição da Força Terrestre é contribuir para que a votação e a apuração ocorram dentro da normalidade institucional. Esta operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA) se dará por meio de uma ação integrada com a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira, os Órgãos de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar), a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, tudo em apoio às requisições de Tropa Federal pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A atuação do Exército no Ceará será apoiada por tropas de Salvador, Petrolina, Garanhuns e Recife. O movimento desses militares para a capital cearense ocorre a partir de 4 de outubro, finalizando com essa concentração. Em 24 horas antes do pleito, as tropas já estarão em condições de operar em cada local.