As obras da 2ª etapa de construção do projeto Vila do Mar, via paisagística na orla que abrange os bairros Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará, em Fortaleza, estão há pelo menos quatro anos atrasadas. Com a demora da desocupação de áreas afetadas, as intervenções foram retomadas neste ano e têm nova previsão de entrega para o início de 2024. O Vila do Mar tem cerca de 5,2 km de extensão. Destes, está pendente um trecho de 620 metros entre a Avenida Pasteur e a Rua Santa Rosa, no Pirambu. Até o momento, de acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura, cerca de 48,39% da obra foi finalizada.

Durante a entrega de dois trechos do projeto, em junho de 2016, a finalização da 2ª etapa do Vila do Mar foi prometida para dezembro do mesmo ano. Em 2018, a Prefeitura alegou que o atraso ocorreu pelo fim do antigo contrato para a realização dos serviços.  Oficialmente, a assinatura da ordem de serviço aconteceu em 17 de março de 2018, ainda na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio. À época, a gestão municipal deu prazo de um ano para a conclusão – ou seja, deveria ser entregue em meados de 2019, mas não foi efetivada.

A Secretaria informou que o cronograma inicial da obra foi alterado “devido ao andamento das indenizações e o período de desocupação dos imóveis construídos em via pública”.  Isso porque, para viabilizar a urbanização na região e a ligação entre os calçadões já construídos, 344 imóveis serão indenizados. Destes, 262 já fecharam acordo, e outros 82 aguardam negociação.