A construção de uma Escola Estadual de Ensino Profissional – EEEP, no município de Missão Velha, no Cariri, caminha para a conclusão com 85% dos serviços executados. A nova escola vai atender a demanda de ensino profissionalizante do município que era carente dessa modalidade.

A obra é fruto da parceria entre MEC e Governo do Ceará, que buscam ampliar e qualificar a oferta de educação profissional e tecnológica de nível médio na rede estadual de ensino. Todos os cursos técnicos ofertados são pensados considerando o potencial que a região demanda de mão de obra qualificada.

“Em breve finalizaremos a construção de mais um equipamento importante para a educação na região do Cariri. A meta é entregar até o final da gestão 139 escolas de tempo integral em todo o estado”, afirma Giovanni Pacheco, Superintendente Adjunto de Edificações da SOP.

Os alunos residentes em Missão Velha e distritos próximos serão diretamente beneficiados, já que atualmente precisam se deslocar para as EEEPs de Milagres, Aurora, Barbalha e Juazeiro do Norte para ter acesso à educação profissionalizante. A escola também deve impactar na situação socioeconômica da região, pois vai formar mão de obra especializada para o mercado de trabalho local.

“Fui diretor de uma EEEP durante 15 anos. Sei a importância que esse equipamento tem na vida de um jovem. Durante minha trajetória vi muitas vidas transformadas pela educação recebida numa escola profissionalizante. Sei o quanto significativo será para o município poder contar com um equipamento que vai fazer a diferença na vida dos jovens”, relata Cícero de Oliveira, Coordenador da Crede 20.

O projeto arquitetônico da EEEP foi elaborado pela equipe do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a equipe do governo estadual. A execução e fiscalização dos serviços são de responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Com capacidade para receber 540 alunos, a nova escola tem 5.577,39 m² de área construída, dividida em blocos que abrigam 12 salas de aula, 6 laboratórios básicos, auditório, biblioteca, teatro de arena, sala administrativo/pedagógico, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta e 2 grandes laboratórios especiais voltados para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho.
A obra deve ser concluída no primeiro semestre de 2025 e recebe investimentos que totalizam R$ 12 milhões, oriundos de convênio firmado entre o Governo Federal, por meio do programa Brasil Profissionalizante e o Governo do Ceará.