Moradores de comunidades de Maracanaú e Caucaia voltaram, na tarde e noite dessa quinta-feira, a sofrer com a oscilação na rede elétrica. As queixas surgiram nas localidades de Taquara e Mirambé (Caucaia) e Mucanã (Maracanaú).

A primeira interrupção dos serviços foi registrada por volta das 14 horas, com protocolo feito junto à Enel e promessa de restabelecimento da rede elétrica até 21 horas. Ao final da noite, os transtornos voltaram para quem depende da Enel: foram, pelo menos, seis quedas na rede elétrica.

O vaivém no fornecimento de energia provoca queima de aparelhos e danos aos geradores. A sequência de quedas na rede da Enel, com intervalos medidos em segundos, não permite que o gerador arme e desarme, gerando, assim, problemas no funcionamento desse tipo de equipamento.

INDENIZAÇÃO

Um bom exemplo que vem da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e que pode inspirar deputados estaduais do Ceará a adotarem medidas contra o descaso da Enel com os consumidores.

O Legislativo Estadual carioca, como destaca, no Jornal Alerta Geral, o repórter Ednardo Lemos, aprovou um projeto de lei que cria a possibilidade de concessionárias de energia terem que pagar uma multa indenizatória por falhas no fornecimento de energia.