O Governo do Estado entrega uma nova unidade de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no município de Uruoca, na sexta-feira (17), às 10h. A inauguração contará com a presença da titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, e do prefeito da cidade, Jan Kennedy Paiva Aquino.

Com a meta de atender 700 famílias em Uruoca, este é o Cras de número 14 construído pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). Outros dez estão em fase de construção. Fruto de um investimento de R$ 1.472.840,35, a construção é promovida pela SPS com intervenção da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Os recursos são oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Tesouro do Estado e do município.

Multidisciplinar, a equipe do CRAS é formada por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos preparados para atender demandas de habitantes de uma área específica do município, mas o espaço está aberto a todos que necessitam de acompanhamento socioassistencial.No CRAS, é possível fazer o Cadastro Único; ter orientação sobre os benefícios sociais; ter orientação sobre direitos; pedir apoio para resolver dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos; fortalecer a convivência com a família e com a comunidade; ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social; ter apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica; e ter orientação sobre outros serviços públicos.

A infraestrutura do CRAS é equipada com recepção, secretaria, coordenação, salas de atendimento e de atendimento individualizado, serviço de convivência, depósitos, palco externo com arquibancada, banheiros masculino e feminino com acessibilidade, refeitório, cozinha, despensa, área de circulação, depósitos específicos para alimentação, serviços e despensa, além de áreas destinadas à casa da bomba, gás de cozinha, lavanderia e lixeira.