A convenção conjunta do PT-MDB, a ser realizada, no próximo sábado, a partir das 9 horas, no Centro de Eventos, em Fortaleza, para homologar as candidaturas de Camilo Santana ao Senado e de Elmano de Freitas ao Senado, contará com um convidado especial: em uma articulação do ex-governador Camilo Santana e do ex-senador Eunicio Oliveira, o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, agendou participação na convenção que mobilizará lideranças de outros partidos aliados ao Governo do Estado.
O Ceará passa a ser uma das prioridades para o líder petista que tem conversado, com freqüência, com o ex-governador Camilo Santana, com o deputado José Nobre Guimarães e com o ex-senador Eunicio Oliveira. O MDB indicará o nome para compor, como vice, a chapa de Elmano. Um dos nomes cotados é do deputado estadual Danniel Oliveira.
LULA X CIRO NO CEARÁ
Lula, que tem sido duramente criticado pelo presidenciável Ciro Gomes, está engajado nas ações para levar Elmano ao segundo turno da eleição em uma disputa direta com os adversários Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil). Lula aparece como líder das intenções de votos no Ceará, ficando, em segundo lugar, o presidente Bolsonaro e, em terceira posição, o pedetista Ciro Gomes. As lideranças do PT acreditam que, a liderança de Lula e a boa avaliação de Camilo, Elmano irá ao segundo turno da eleição.
O ex-governador Camilo Santana pediu ao presidenciável Lula apoio para o PSB, que, no cenário nacional, faz parte da coligação com o PT, integrar a aliança em apoio a Elmano de Freitas. O grupo partidário articulado por Camilo conta, além do PT e MDB, com o PV, PC do B e PP. Uma conversa entre o senador Tasso Jereissati, o ex-governador Camilo Santana e o presidenciável Lula pode abrir as portas para o PSDB participar dessa aliança. O apoio do PSDB é disputado, também, pelo PDT.