Terceiro maior colégio eleitoral da Região Nordeste, o Ceará entra na agenda nacional do PT com vistas às eleições municipais de 2024 e atrai, também, o presidente Lula para visitas mais frequentes ao Estado.

O líder petista voltará, neste ano, pela terceira vez, ao Ceará, com uma agenda administrativa a ser cumprida na Região Metropolitana do Cariri.

O PT administra, hoje, as cidades de Barbalha e Crato e quer, também, conquistar a Prefeitura de Juazeiro do Norte, onde tem o deputado estadual Fernando Santana como pré-candidato a prefeito.

PESO ELEITORAL DO ‘CRAJUBAR’

As três cidades formam o chamado triângulo crajubar e reúnem mais de 350 mil eleitores. Os dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ainda não foram atualizados após o encerramento do prazo para inscrição, transferência e emissão de novos títulos. A expectativa é Juazeiro do Norte ultrapassou os 200 mil eleitores o que permite ao Município ter a eleição em dois turnos.

AGENDA DE LULA COM ELMANO E CAMILO

A informação sobre a visita do presidente Lula foi antecipada pelo Governador Elmano de Freitas e será marcada pelo anúncio de obras e projetos do Governo Federal, principalmente, na área da educação.

Lula estará ao lado de Elmano, do Ministro Camilo Santana, de senadores, deputados federais e estaduais do Nordeste, de prefeitos e pré-candidatos a prefeitos de cidades do Ceará.

Nas outras duas visitas ao Ceará, o presidente Lula lançou, no mês de janeiro, a pedra fundamental do Instituto Tecnológio da Aeronaútica (ITA) na Base Aérea de Fortaleza e, no mês de abril, lançou obras da Transposição do Rio São Francisco e visitou um dos canteiros das obras da Ferrovia Transnordestina.

PESO ELEITORAL DO NORDESTE

Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que, nas eleições de 2022, o Ceará registrou 6.820673, sendo o terceiro maior colégio eleitoral da Região Nordeste, ficando atrás de Pernambuco (7.018.098) e Bahia, com 11.291.528 votantes.

Com olhos voltados às eleições municipais, três cidades do Ceará – Fortaleza, Juazeiro do Norte e Caucaia entram na lista de prioridades da Executiva Nacional do PT. Sob a liderança do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Governador Elmano de Freitas, o PT constrói caminhos para eleger, em 2024, pelo menos, 60 prefeitos no Ceará. Uma das metas é voltar ao comando da Prefeitura de Fortaleza e conquistar, também, as Prefeituras de Juazeiro do Norte e Caucaia.