O Plenário da Câmara Federal rejeitou, na noite desta terça-feira (10), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que instituía o voto impresso nas eleições de 2022. O resultado representa uma derrota para os aliados do presidente Jair Bolsonaro que queriam a impressão dos votos para evitar eventuais fraudes na urna eletrônica.
Eram necessários 308 votos para a PEC ser aprovada em primeiro turno, mas os defensores do voto impresso reuniam o apoio de apenas 229 parlamentares. Foram 218 votos contra a proposta. Com a decisão, a PEC vai para gaveta. Dos 22 deputados do Ceará, 14 votaram contra o texto, quatro foram favoráveis e outros quatro parlamentares não participaram da votação.
Após a votação, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), agradeceu aos deputados pelo comportamento democrático. “A democracia do Plenário desta Casa deu uma resposta a este assunto e, na Câmara, espero que este assunto esteja definitivamente enterrado”, afirmou.
A proposta determina a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos.
Na semana passada, a comissão especial derrotou o texto do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR), e também rejeitou o texto original, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF).
A decisão de levar a PEC ao Plenário foi tomada pelo presidente da Câmara com o objetivo de encerrar a disputa política em torno do tema.
+Veja como votou cada parlamentar cearense
A favor
- Capitão Wagner (PROS-CE)
- Dr. Jaziel (PL-CE)
- Heitor Freire (PSL-CE)
- Moses Rodrigues (MDB-CE)
Contra
- André Figueredo (PDT-CE)
- Célio Studart (PV-CE)
- Domingos Neto (PSD-CE)
- Eduardo Bismarck ( PDT-CE)
- Genecias Noronha (Solidariedade-CE)
- Idilvan Alencar (PDT-CE)
- José Airton (PT-CE)
- José Guimarães (PT-CE)
- Júlio Mano (PL-CE)
- Leônidas Cristino (PDT-CE)
- Luizianne Lins (PT-CE)
- Odorico Monteiro (PSB-CE)
- Pedro A Bezerra (PTB-CE)
- Totonho Lopes (PDT-CE)
Faltaram à sessão plenária
- AJ Albuquerque (PP-CE)
- Aníbal Gomes ((DEM-CE)
- Danilo Forte (PSDB-CE)
- Vaidon Oliveira (PROS-CE)
(*) Com informações da Agência Câmara de Notícias