O ex-presidente do Senado e presidente da Executiva Regional do MDB, Eunício Oliveira, comemorou, nesta terça-feira, com uma nota em suas redes sociais, a liberação das águas da Transposição do Rio São Francisco para a Barragem do Castanhão, na Região do Vale do Jaguaribe, que é o principal reservatório destinado ao abastecimento da população da Grande Fortaleza.

As águas da Transposição entram nos canais do Cinturão das Águas e chegarão no final de março ao Castanhão. Eunício marcou a atuação como deputado federal e senador com a luta pela liberação de recursos para a mais importante obra hídrica do Ceará.

‘’Nosso trabalho permitiu a alocação de R$ 619 milhões para a conclusão da Transposição do Rio São Francisco, além de R$ 250 milhões para o Cinturão das Águas’’, disse, com entusiasmo, o ex-senador, ao afirmar que a Transposição e o Cinturão das Águas são ‘’duas importantes obras que vão garantir a segurança hídrica do nosso estado e transformarão o sertão cearense num verdadeiro mar de prosperidade’’.

Eunício lembrou que, como presidente do Congresso Nacional, encampou a luta que permitiu a retomada das obras da Transposição e garantiu verbas para as obras do Cinturão das Águas. As águas do Rio São Francisco, que entram no Ceará pela Região do Cariri, percorrerão 300 km até o açude Castanhão passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses.