O Ceará volta a ganhar destaque, entre as 27 unidades da Federação, com as medidas adotadas para o equilíbrio das contas, que une pagamentos de salários em dia, avanços na área da educação, aprovação de mudanças nas regras da previdência social e manutenção de bons índices de investimentos em obras e os serviços.

Uma reportagem do Jornal O Globo, que ficou ofuscada em meio às festividades do Carnaval, mostra que o Ceará apresenta, entre os estados brasileiros, o segundo maior percentual de investimentos do País e o primeiro da Região Nordeste.

A reportagem relata que os estados do Nordeste estão conseguindo investir, feito invejável quando a maioria dos estados, principalmente os do Sul e do Sudeste, luta para manter as contas em dia. Segundo dados do coordenador de Políticas Macroeconômicas do Ipea, Claudio Hamilton Santos, citado na reportagem, dos dez estados que mais investem hoje no país, cinco são do Nordeste, sendo que o Ceará e Alagoas estão na linha de frente: o Ceará compromete 8,8% das receitas estaduais com investimentos, enquanto que, em Alagoas, esse percentual chega a 8,5%.

De acordo, ainda, com o economista do Ipea, dos nove estados da região, sete já reformaram seus sistemas de Previdência e dois estão com projetos em tramitação. Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí e Sergipe, além de aumentarem as alíquotas de contribuição para 14% (obrigação imposta pela reforma da Previdência federal), também fixaram idade mínima, avançando nas reformas. No Sudeste, só Espírito Santo o fez até agora e, na semana passada, a Assembleia Legislativa de São Paulo conseguiu avançar com mudanças na previdência estadual.

O economista Fábio Klein, da Tendências Consultoria, disse, em entrevista ao Jornal O Globo, que Alagoas, Piauí, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte têm nota fiscal (que combina endividamento, poupança, liquidez, resultado primário e despesa com pessoal) acima da média nacional.

O endividamento baixo da região, conforme enfatiza, ajuda nos outros fatores. Com os cálculos da consultoria, a estrela do país é o Espírito Santo. Logo em seguida, vem um estado nordestino, o Ceará. ‘’Pela nossa métrica, a estrela do Nordeste é o Ceará’’, revela o economista.

O governador Camilo Santana (PT) tem destacado que, com equilíbrio fiscal, o Estado mantém compromisso em dia com fornecedores e servidores e garante mais investimentos em obras e serviços para a população.

O Jornal Alerta Geral, gerado pela Rádio FM 104.3 e pela FM 107.5, na Grande Fortaleza, e transmitido por outras 25 emissoras no Interior e pela Internet (redes sociais do cearaagora), deu destaque, na edição desta quinta-feira (28), a partir das 7 horas da manhã, aos bons números do equilíbrio fiscal que permitem ao Ceará ganhar a classificação de estrela do Nordeste entre as unidades da Federação que mais investem com receitas próprias.