A semana que antecede ao prazo de abertura do período de convenções para os partidos homologarem candidatos e candidatas às Câmaras Municipais e às Prefeituras vai ser bem movimentada nos bastidores políticos das 184 cidades do Ceará.
O repórter Carlos Alberto conta, no Jornal Alerta Geral, que em muitos municípios, entre lideranças partidárias, há um clima de conforto, ou seja, chapas com nomes de candidato a prefeito e a vice definidas, mas, em outras cidades, as articulações são feitas para diminuir tensões e contornar descontentamentos.
PERÍODO DE CONVENÇÕES
Os partidos irão realizar as convenções – que são reuniões com direito a voto de alguns filiados, entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Quem tiver a candidatura homologada, oficializada, cumpre uma das etapas mais importantes do processo eleitoral.
Encerrado o período das convenções, os partidos recorrem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para pedir o registro das candidaturas. Quem receber o aval da Justiça, estará apto, apta, a cair em campo para pedir os votos dos eleitores.