Com forte presença das cores do PL no palco e no material visual do evento, o pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, Ciro Gomes, abriu neste sábado (16), no Conjunto Ceará, em Fortaleza, a corrida ao Palácio da Abolição nas eleições de 2026.
O ato político marcou a largada oficial da pré-campanha de Ciro e simbolizou a aproximação entre setores do PSDB, PL e União Brasil na disputa pela sucessão do governador Elmano de Freitas (PT).
Com mais de duas horas de atraso, o evento, que foi iniciado sob chuva, reuniu militantes, simpatizantes e lideranças políticas de Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior do Ceará. Entre as maiores caravanas, estavam as de Massapê e Parambu.
O encontro contou ainda com a participação de pré-candidatos ao Senado, à Assembleia Legislativa, à Câmara Federal e de lideranças partidárias ligadas ao campo de oposição ao Governo Estadual.
LEIA MAIS
APOIO DE PREFEITOS
Entre os 184 prefeitos cearenses, Ciro Gomes conta com o apoio de quatro gestores municipais:
- Roberto Costa, de Iguatu;
- Ozires Pontes, de Massapê;
- Rômulo Noronha , de Parambu;
- e Gledson Bezerra, de Juazeiro do Norte.
A movimentação política reforça a estratégia de construção de um palanque amplo para enfrentar o grupo governista liderado pelo PT no Ceará e que tem o governador Elmano de Freitas (PT) como pré-candidato à reeleição. Elmano tem o apoio dos senadores Camilo Santana (PT) e Cid Gomes (PSB) e do presidente Lula.
APROXIMAÇÃO COM O PL
O ato de lançamento da pré-candidatura de oposição foi marcado pela forte presença das cores associadas ao PL e ao bolsonarismo no ambiente do evento, em mais um gesto de aproximação entre Ciro Gomes e lideranças ligadas ao deputado federal André Fernandes, principal articulador da aliança com setores conservadores no Estado.
O pai de André, pastor Alcides, é uma das apostas de Ciro ao Senado. Ao longo da semana, Alcides, que exerce o primeiro mandato de deputado estadual, fez questão de mostrar, nas redes sociais, o apoio de uma dobradinha: Ciro e Flávio Bolsonaro.
As revelações sobre a articulação de Flávio para o ex-banqueiro Daniel Vorcaro liberar dinheiro destinado ao filme Dark Horse, que retrata a trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro, o tiraram da agenda no Ceará. Independente do cenário nacional, Ciro monta uma aliança partidária que busca unir PSDB; PL, União Brasil e segmentos da direita cearense.
Durante o encontro, também foi lançado o slogan da pré-campanha de Ciro: “O Ceará Sempre Primeiro”, frase escolhida para marcar o discurso de prioridade aos interesses do Estado na corrida eleitoral de 2026.
