Milhões de brasileiros alimentam expectativas para a vacina contra a dengue ser incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, o imunizante está disponível em clínicas privadas, mas o preço impede o acesso à vacina por parte da população de baixo poder aquisitivo. O jornalista Beto Almeida relata, no Jornal Alerta Geral, edição desta terça-feira, o movimento para o Governo Federal distribuir a vacina que, nas clínicas particulares, tem um custo que varia entre R$ 301 e R$ 500.
O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março, com indicação para pessoas de 4 a 60 anos – independentemente de exposição prévia ao vírus. O laboratório japonês Takeda Pharma registrou solicitação formal para a incorporação da vacina Qdenga, contra a dengue, ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com o registro da solicitação formal para incorporação da vacina, a questão agora deve ser analisada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec). A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, confirmou que o Governo mantém diálogo com a empresa sobre a vacina contra a dengue.
JORNAL ALERTA GERAL
A possibilidade de incorporação da vacina contra a dengue no SUS ganha destaque, nesta terça-feira, no Jornal Alerta Geral, na conversa entre os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida. O Jornal Alerta Geral é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão para mais de 20 emissoras de rádio e pelas redes sociais do @cearaagora.