Mais saúde de qualidade para os cearenses. Em solenidade acompanhada pelo governador Elmano de Freitas, nesta quinta-feira (24), foi assinada ordem de serviço para o início das obras da nova unidade neonatal da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC). O investimento do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será superior a R$ 12,8 milhões e irá ampliar o número de leitos de 58 para 112.
“Hoje é um dia de muita alegria para o povo cearense. Gostaria de agradecer ao Governo Federal pelo fortalecimento da instituição UFC, nesse caso combinado com o aumento do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender o povo cearense. Nós temos aqui uma condição fundamental de aumento da capacidade de atendimento à população com qualidade. Sabemos que isso também significará melhores condições para os profissionais em formação e tenho certeza que nossa população está muito feliz com essas novidades”, destacou o governador Elmano de Freitas.
A ampliação da capacidade de atendimento neonatal da Meac reforça a rede pública, que também conta com 188 leitos neonatais em Fortaleza nas unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
A obra, que já se iniciou nesta quinta-feira, possui prazo de execução de 18 a 24 meses. Com a nova estrutura, o número de vagas para a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa) aumentará sua capacidade de cinco para 12 leitos, enquanto a Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) ampliará de 30 para 44 leitos. Já a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn) passará de 21 para 40 leitos.
Ministro da Educação, Camilo Santana lembrou que os investimentos anunciados irão impactar no atendimento ao povo e também na formação de profissionais. “São iniciativas que garantem investimentos importantes para a nossa querida, e um orgulho de todos nós, UFC. Estou muito feliz de voltar aqui como ministro para anunciar esses investimentos importantes para a saúde e também a formação de novos profissionais para todos os cearenses”.
A Meac faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades. Presidente da instituição, Arthur Chioro exaltou a ampliação dos leitos. “Com a ordem de serviço para o início das obras para a expansão da Meac, iremos viver, daqui para a frente, uma nova etapa significativa para todos os cearenses. A Meac, referência nacional, será a melhor e maior maternidade escola do País”, garantiu.
A Meac oferece atendimento nas especialidades de Obstetrícia, Ginecologia, Neonatologia, Mastologia e Medicina Fetal. A Maternidade é constituída por um conjunto de blocos geminados que somam, até o momento, 10.619,43 m² de área construída.
Novo hospital
A solenidade também marcou a autorização da licitação para o novo Hospital Universitário da UFC. Com investimento superior a R$ 200 milhões, a unidade de saúde irá atender Fortaleza e Região Metropolitana.