O governador eleito Elmano de Freitas (PT) recebeu, neste domingo, a melhor notícia para a agenda política que começa a construir a partir do dia primeiro de janeiro de 2023. A vitória do aliado Luiz Inácio Lula da Silva o permitirá ser ousado nas ações de desenvolvimento econômico e social.
Com Lula eleito Presidente da República, Elmano terá as portas do Palácio do Planalto abertas e viabilizará, com o apoio do senador Camilo Santana, importantes obras e projetos para o Estado do Ceará. São obras voltadas à geração de empregos e renda para os cearenses e, na agenda de prioridades, estão o Cinturão das Águas, os investimentos na geração de energias limpas e o fortalecimento da rede de saúde.
Elmano considera que, muito mais do que uma ou outra obra, está o cenário de diálogo entre Governos Estaduais e Governo Federal o que permitirá aos Estados e aos Municípios a construção de uma agenda de programas que sejam desenvolvidos a partir de entendimentos entre o presidente da República, os prefeitos e os governadores.
A partir desta semana, Elmano de Freitas já prepara as prioridades a serem apresentadas ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A definição da agenda está dentro da pauta criada pelo então candidato Lula que, ao longo da campanha, anunciou que, após assumir o cargo, um dos primeiros atos de governo será uma reunião com os governadores dos 26 Estados e do Distrito Federal para que cada um apresente as três principais obras e ações que devem ser realizadas em parceria com a União.