Foto: Denilson Araújo

Nessa terça-feira (04), é celebrado o Dia da Aviação de Asas Rotativas, que são aeronaves que garantem uma resposta rápida em situações de emergência. Entre resgates aeromédicos, missões humanitárias e policiais, os helicópteros da Coordenadoria foram acionadas, somente em 2024, 1721 vezes, contabilizando 2.149 horas voadas em prol de atender as demandas da população cearense. Atualmente, a Coordenadoria conta com cinco bases fixas, instaladas em Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Crateús e em Fortaleza. A Ciopaer dispõe ainda de nove aeronaves.

Atualmente, cerca de 190 profissionais de segurança pública compõem o efetivo da unidade aérea, entre pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e apoio solo, além de médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Os helicópteros realizaram missões de monitoramento de pessoas e veículos suspeitos e resgates, além de serem utilizados como apoio em operações policiais, Bombeirísticas e de Defesa Civil, e em ações de patrulhamento.

Ainda em 2024, 153 voos foram realizados para atender ocorrências de remoções aeromédicas hospitalares, além de resgates aéreos, automobilísticos e de afogamentos. Ao todo, 245 horas voadas foram registradas pelas aeronaves que cruzaram os céus do Ceará.

Informações – Governo do Ceará