Os cearenses terão um reforço na área da saúde. O governador Camilo Santana autorizou o início das obras do Hospital Universitário do Ceará (HUC), nesta quarta-feira (27). A unidade será construída dentro da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, e ocupará uma área de 79,5 mil m². O hospital será o maior do estado irá trabalhar no atendimento à população e na formação de novos profissionais.
“É um sonho, uma luta enorme ao longo dos últimos anos, e hoje estamos iniciando essa construção. Será o maior hospital público do Estado. Serão 654 leitos, sendo 184 de UTI, com todas as especialidades médicas. Será também um hospital de ensino, onde os alunos da Uece poderão completar a sua formação”, destacou Camilo Santana.
O novo hospital está dentro das ações planejadas na Plataforma de Modernização da Saúde. Com 654 leitos de internação, sendo 184 de UTI, com todas as especialidades médicas distribuídos em três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil). O equipamento vai receber um investimento de quase R$ 275 milhões para as obras e serviços de engenharia e arquitetura, montagem dos sistemas envolvidos e comissionamento das edificações.
O Hospital Universitário do Ceará será um complexo hospitalar que funcionará como nova sede para o Hospital César Cals, integrando a rede de equipamentos da Secretaria da Saúde (Sesa). A nova unidade prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado.