Os estudantes interessados em ingressar no ensino superior devem ficar atentos. As inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que começaram nesta semana, terminam nesta sexta-feira, dia 10. Estão sendo ofertadas 67.301 vagas de financiamento para o ensino superior para o 1º semestre de 2023. Os candidatos poderão escolher até 3 opções de curso.

Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no período de 2010 a 2022 e obtido nota superior a 450 e não ter zerado a redação. A inscrição é feita na página do Fies. O resultado da seleção será divulgado no dia 14 e a convocação para lista de espera vai acontecer entres os dias 21 de março a 18 de maio.

Inadimplentes do Fies

O governo federal tem R$ 11,3 bilhõesu em parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que já deveriam ter sido pagas, mas estão em atraso. Dos quase 1,9 milhão de ex-estudantes que já estão na fase de pagamento das parcelas, a chamada amortização, 53,7% estão com a dívida atrasada há mais de três meses. Os dados, atualizados semestralmente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foram obtidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

Nesta semana, o ministro da Educação, Camilo Santana, admitiu, em um vídeo publicado nas redes sociais, que “a inadimplência do Fies está altíssima”, e anunciou a criação de um grupo de trabalho interministerial para discutir o problema, além de possíveis mudanças do programa, como aumento do teto de financiamento e a desburocratização do fundo.