A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) decidiu, por meio de um vídeo, internacionalizar o drama da pandemia e pedir socorro e maior atenção de outras Nações para a situação crítica enfrentada pelo Brasil no combate ao coronavírus. O documentário tem mensagens de vários prefeitos, entre eles, José Sarto (PDT), Chefe do Executivo Municipal de Fortaleza.
De acordo com a entidade, o Brasil é hoje o epicentro da doença que já matou quase 3 milhões de pessoas ao redor do mundo em apenas 1 ano.
‘’O país tem registrado recordes diários de mortes pelo novo coronavírus, ficando à frente de nações como os Estados Unidos, que já ostentaram esse triste título’’, observa a entidade, que produziu o vídeo em parceria com a Vital Strategies.
Segundo a Frente Nacional de Prefeitos, o objetivo, com essa iniciativa, é apelar para a mídia nacional e internacional dar visibilidade ao empenho dos gestores municipais no enfrentamento da COVID-19 com base na ciência. O vídeo reuniu o presidente da FNP, Jonas Donizette, e os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; de Aracaju, Edvaldo Nogueira, Florianópolis, Gean Loureiro; de Salvador, Bruno Reis; de Belém, Edmilson Rodrigues; de Fortaleza, José Sarto; de Caruaru, Raquel Lyra; e de Pelotas, Paula Mascarenhas.
MOBILIZAÇÃO E CONSÓRCIO
Um dos temas abordados nesse documentário é a mobilização para formação do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) para a compra de vacinas. A FNP define a proposta como inédita no país e relata que a movimentação, para criação do consórcio, começou a ser desenhada em fevereiro deste ano a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizando que estados e municípios participassem de negociações para a aquisição de imunizantes contra a COVID-19.
Os dirigentes da Frente Nacional dos Prefeitos destacam, ainda, que o objetivo do Consórcio é oferecer suporte aos municípios caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) não consiga suprir a demanda nacional.
‘’A ação já reúne mais de 2,6 mil cidades interessadas em adquirir não só vacinas, mas medicamentos e insumos de saúde. Com isso, mais de 156 milhões de pessoas podem ser alcançadas pelo Conectar’’, observa, em seu site, a FNP, ao registrar que, nesta segunda-feira, 29, municípios que aderiram à iniciativa vão eleger a Diretoria e o Conselho Fiscal do Consórcio. ‘’A partir daí, terão início as tratativas para compra de vacinas, além de medicamentos e insumos contra a doença’’, acrescenta a nota.
Os recursos para compra de vacinas pelo consórcio, conforme a entidade, poderão ser de três formas: por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de doações nacionais e internacionais de fundações, instituições, empresas etc.
‘’Além disso, o consórcio poderá receber doações insumos, vacinas, medicamentos – tudo o que for preciso para o enfrentamento à COVID-19’’, ressalta a Frente Nacional de Prefeitos.
(*)com informações da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)