Com o quadro de pessoal defasado e com limitações no serviço virtual, o Ministério da Previdência Social vai tentar amenizar o sofrimento de quem está na longa fila à espera de respostas aos pedidos de benefícios dando informações, por meio do whatsApp sobre o andamento dos processos.
Um levantamento divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindprece) mostra que, em todo o Brasil, o INSS acumula, até o mês de fevereiro de 2023, 7 milhões e 100 processos de segurados e beneficiários que lutam para reconhecer direitos.
DEMANDAS DA FILA
Os números do Sindprece apontam que, entre as demandas da fila do INSS, estão 1,8 milhão de pedidos de reconhecimento inicial de direito – solicitação de aposentadorias, auxílio, pensão, salário maternidade e BPC, e mais 2,4 milhões de recursos administrativos com solicitação de revisão de benefícios. Os dados da entidade sindical apontam, ainda, que são 294 mil processos de demandas judiciais.
A fila dos segurados e beneficiários que sofrem à espera de respostas aos pedidos de aposentadorias e auxílios é engordada, também, com 418 mil pedidos de revisão, 725 mil protocolos do seguro defeso e 725 mil pedidos de manutenção de benefícios.
JORNAL ALERTA GERAL
Os seguradores da previdência social, como destaca, nesta segunda-feira, no Jornal Alerta Geral, o repórter Sátiro Sales, enfrentam o cansaço de tanto esperar por respostas aos pedidos de benefícios com uma longa demora que, em muitos casos, passa de cinco meses.
Dentro da agenda do Ministério da Previdência Social, está o uso do WhatsApp para transmitir mensagens aos segurados sobre o agendamento de perícias, os pedidos de benefícios, além de orientações gerais auxílios, aposentadorias e pensões.
O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.
LINHA DIRETA
O Jornal Alerta Geral mantém uma linha direta whatsApp (85) 99273.4353 para os ouvintes e internautas encaminharem dúvidas sobre os benefícios previdenciários. Aos sábados, com a participação do advogado Paulo Bacelar, a edição do Jornal Alerta Geral “Caminhos da Aposentadoria’, às 7 horas da manhã, tem transmissão por 35 emissoras de rádio.
LEIA MAIS