O governo do Amazonas informou nesta sexta-feira (15) que 235 pacientes com covid-19 serão transferidos da rede pública hospitalar de Manaus para outros estados. Um primeiro grupo que estava na internado na rede estadual foi removido na manhã de hoje para continuar o tratamento na capital piauiense, Teresina.
O governador do Ceará, Camilo Santana nesta semana se solidarizou através das redes sociais ao estado amazonense oferendo apoio. A capital cearense, Fortaleza deve receber pacientes para ocupar os 4 leitos disponíveis.
Além de Fortaleza, outras capitais receberão pacientes com covid de Manaus, são elas: São Luís (MA); Teresina (PI); João Pessoa (PB); Natal (RN); Goiânia (GO); Recife (PE) e o Distrito Federal.
Segundo o Ministério da Saúde, as transferências ocorrerão por via aérea e estão garantidos – de imediato – 149 leitos distribuídos entres as capitais que receberão.
A pasta informou ainda que os pacientes que serão trasladados atendem a critérios clínicos definidos pela equipe médica. O transporte será feito em parceria com o Ministério da Defesa por duas aeronaves da Força Aérea Brasileira com capacidade de 25 pacientes deitados em macas.
(*) Com informações da Agência Brasil.