Visando o aumento na movimentação de banhistas associado ao período de folga nas escolas no meio do ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) deu início a Operação Férias de 2024, que ocorrerá durante todo o mês de julho. A abertura da operação ocorreu na tarde dessa segunda-feira (01), na altura do Espigão do Náutico, no bairro Meireles, que fica na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza.
Durante o evento de lançamento da Operação Férias, o Corpo de Bombeiros do Ceará apresentou o reforço que será empregado nas praias no serviço de salvamento aquático durante o mês de julho. A operação contará com um aumento no número de postos de guarda-vidas nas praias onde o CBMCE atua. São elas: Jericoacoara, Cauípe, Cumbuco, Icaraí, Leste-Oeste, Praia do Futuro e Canoa Quebrada. No total, 62 bombeiros estarão distribuídos em 31 postos por dia, até o fim das férias, no dia 04 de agosto.
A operação foi lançada dentro da programação da Semana de Prevenção de 2024, que é realizada por todos os Corpos de Bombeiros do Brasil. É importante destacar que, na orla da Av. Beira-Mar, em Fortaleza, mesmo não sendo área de atuação do CBMCE, os bombeiros cearenses estarão presentes em um posto do Programa Praia Acessível, onde será possibilitará que pessoas com dificuldade de locomoção terão a estrutura necessária para desfrutar de forma segura de um banho de mar.
Além do efetivo de guarda-vidas, serão empregadas viaturas 4×4, motos aquáticas, quadriciclos e botes salvamento infláveis. Na Praia do Futuro e na Barra do Cauípe, haverá também o reforço de duas viaturas de tipo resgate, para o atendimento pré-hospitalar, que é um importante equipamento em situações em que as vítimas tenham necessidade de oxigenoterapia.
Retirada de lixo do mar
Durante o lançamento da Operação Férias de 2024, a 1º Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE, realizou uma ação de limpeza subaquática no entorno do Espigão do Náutico, na Beira-Mar de Fortaleza. A iniciativa contou com a participação de 14 mergulhadores, e visa conscientizar a população sobre a importância da preservação do ambiente marinho.
Dentre o material retirado do mar, estão sacos plásticos, garrafas plásticas, garrafas de vidro, calçados, materiais de natação e pedaços de vestimentas. Ao todo, foram retirados mais de 20 quilos de lixo das águas da praia. Todo o material coletado foi devidamente ensacado e levado para a superfície para descarte em local apropriado.
A ação de limpeza subaquática realizada pelo CBMCE chama a atenção para os efeitos da ação humana sobre o ambiente marinho. O descarte inadequado de lixo nos oceanos causa sérios danos à fauna e à flora marinha, além de representar um risco à saúde humana. Ao remover os dejetos do fundo do mar, os mergulhadores do CBMCE contribuíram para a preservação do ecossistema local e garantiram um ambiente mais seguro para banhistas e praticantes de esportes náuticos.
O CBMCE destaca a importância da participação da comunidade na preservação do meio ambiente. Simples ações, como o descarte correto do lixo e a conscientização sobre os impactos negativos da poluição, podem contribuir para a preservação das praias.