O aumento do número de casos de Covid-19, com mais pessoas infectadas e novos óbitos, assim como as imagens de hospitais lotados e as medidas anunciadas por governos estaduais e municipais para conter o avanço da pandemia, estão contribuindo para os brasileiros repensarem a importância da vacinação. Essa, pelo menos, é a imagem retratada na pesquisa do Datafolha.
A pesquisa, divulgada, neste sábado, aponta que, após o início da imunização, 79% dos brasileiros dizem que querem se vacinar contra a Covid-19. Em dezembro, o percentual das pessoas que confessaram interessa na vacinação era de 73%. De acordo com o Datafolha, outros 17% das pessoas dizem que não pretendem se vacinar e 4% não sabem. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada, por telefone, nos dias 20 e 21 deste mês.
A leitura da pesquisa mostra, também, que, a proporção de pessoas ouvidas que pretendem se imunizar, entretanto, é menor que em agosto, quando 89% disseram que se vacinariam. As polêmicas criadas a partir de declarações do presidente Jair Bolsonaro e do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre tratamento precoce para a doença, deixaram dúvidas entre milhões de brasileiros em relação à eficácia da vacinação. O próprio presidente tem dito que ninguém é obrigado a se vacinar, mas, para especialistas da área da saúde, a imunização em massa é o único caminho para o País vencer a pandemia da Covid-19.