O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguarda autorização do Ministério da Economia para realização de concurso destinado ao preenchimento de 7.575 vagas de técnico e analista enquanto, a cada dia, aumenta o número de pedidos de aposentadorias, auxílios, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e realização de perícias. O concurso é destinado ao preenchimento de 6.004 vagas para técnico e 1.571 para analista.
Os salários são bem atrativos para quem sonha com o serviço público: para o cargo de analista, a remuneração é superior aos R$ 7.600, enquanto, para técnico, R$ 5.200. O último pedido do INSS endereçado ao Ministério da Economia para realização do concurso foi encaminhado no mês de abril, mas até o momento não houve resposta.
ORIENTAÇÃO NO ALERTA GERAL: 085.9.9273.4353
A falta de reposição do quadro de pessoal faz o INSS demorar ainda mais nas respostas aos pedidos de benefícios. A situação ficou ainda mais crítica após a longa greve de servidores e peritos. Com a paralisação dos médicos, mais de 1 milhão de perícias, de acordo com dados do próprio Ministério do Trabalho e da Previdência Social, deixaram de ser realizadas.
O atraso atingiu, além das perícias, os processos que deveriam ter sido analisados para a concessão de diferentes tipos de benefícios – aposentadorias rural e urbana, auxílios por incapacidade, BPC, salário maternidade e pensão por morte. Com a queda no número de servidores, o INSS não tem mão de obra para atender a toda a demanda de pedidos de aposentadorias e auxilias e prolonga ainda mais o sofrimento dos segurados.
ORIENTAÇÃO NO ALERTA GERAL: 085.9.9273.4353
O Jornal Alerta Geral Especial ‘Caminhos da Aposentadoria’, gerado, aos sábados, a partir das 7 horas da manhã, pelo rádio e pela internet, tem orientação e esclarecimento para os ouvintes que precisam de informações na área previdenciária. O Alerta Geral, com a participação do professor e advogado Paulo Bacelar, responde a dúvidas de ouvintes e internautas de todo o País que querem saber sobre o tempo para o INSS analisar os pedidos de benefícios ou quais condições homens e mulheres precisam apresentar para pleitear a sonhada aposentadoria.
RÁDIO E INTERNET
Você pode acompanhar o Jornal Alerta Geral na Região Metropolitana de Fortaleza pelas FM 104.3 – Expresso e Agora FM 107.5 e, no Interior, por mais de 30 emissoras de rádio. O Jornal Alerta Geral está, também, nas redes sociais do @cearaagora.