Janeiro registrou queda nos índices de Crimes Violentos contra o Patrimônio, que reúne todos os tipos de roubos, e também nos furtos no Ceará, em janeiro deste ano. A redução nos furtos no primeiro mês de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado foi de 25,7%, reduzindo de 5.118 para 3.801. Enquanto os roubos recuaram 3,4% no mesmo intervalo, com retração de 4.940 para 4.771 registros.

Os dados são da Gerência de Estatística e Geoprocessamento da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará. Os números são contabilizados a partir dos registros feitos em todas as delegacias do Estado. O resultado da queda nos índices pode ser explicado, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, pelas ações planejadas de segurança pública no mês de janeiro. Ao todo, 2.524 adultos e adolescentes foram capturados em ações policiais ocorridas em todo o Estado. 

Em média, as Forças de Segurança do Ceará retiraram mais de 81 pessoas com envolvimento em crimes ou atos infracionais para realização de procedimentos policiais nas delegacias do Estado, por dia, no primeiro mês do ano. Mais de 2.500 pessoas envolvidas em crimes são capturadas em ações policiais no mês de janeiro no Ceará