Os trabalhadores e as trabalhadoras fazem os cálculos sobre o tempo e a idade que precisam para pedir a aposentadoria e tem dúvidas se, com a troca de Governo, poderão surgir novas regras para a concessão dos benefícios previdenciários. As dúvidas, com esclarecimentos, foi exibida, neste sábado, no Jornal Alerta Geral, com a participação do professor e advogado Paulo Bacelar. Se você também tem alguma dúvida e deseja participar, basta enviar sua mensagem para o Whatsapp (85).99273.4353.
Confira algumas das dúvidas dos ouvintes
Uma das dúvidas, com informações importantes, é do ouvinte Carlos Monteiro, de Cratéus, que quer saber se, aos 56 anos de idade e 26 anos de contribuição, já pode pedir a aposentadoria.
Pergunta bem parecida é do ouvinte Matias, de Fortaleza, que, com 57 anos de idade e 17 anos de INSS, quer saber como pedir a aposentadoria.
O ‘Alerta Geral’ volta a esclarecer, com base nessa dúvida do Carlos, as condições para homens e mulheres pedirem a aposentadoria.
Com 15 anos de carteira assinada, a ouvinte Débora, que mora em Fortaleza, passou outros 14 anos, como doméstica, sem vínculo empregatício e pergunta se irá sofrer prejuízos quando for pedir a aposentadoria. Para os trabalhadores e as trabalhadoras domésticas, as normas beneficiam quem, no caso da Débora, já tem 15 anos de carteira assinada. Vale à pena conferir o que diz o professor Paulo Bacelar.
LINHA DIRETA whatsApp (85) 99273.4353
SALÁRIO MATERNIDADE
Ouvinte do Jornal Alerta Geral pela Rádio Agora FM 107.5, Matias Alencar mandou uma dúvida pedindo esclarecimentos se a esposa, que está grávida, terá direito ao salário maternidade mesmo estando hoje desempregada. O professor Paulo Bacelar resgata a legislação e dá importantes dicas para as mulheres que precisam receber o salário maternidade e se encontram fora do mercado de trabalho.
As dúvidas sobre a chamada aposentadoria especial chegam, também, com frequência ao Alerta Geral, e as respostas geram expectativas para quem atua em determinadas atividades e pode ser beneficiado ou beneficiada com menos tempo de contribuição para se aposentar. É o caso do ouvinte Antônio Carlos, de Trairi, que é segurança e pergunta se tem direito à insalubridade.
Ao responder ao Antônio, o professor Bacelar fala, com detalhes, em quais condições esse benefício é concedido. Outra dúvida, com informações importantes para muitas pessoas que trabalham em duas empresas, é da Laís, de Fortaleza, que quer saber se, com duas carteiras assinadas, terá duas aposentadorias.
As perguntas e mensagens sobre benefícios da previdência social podem ser feitas pela linha direta do Jornal Alerta Geral que é o whatsApp (85) 99273.4353. O Jornal Alerta Geral especial Caminhos da Aposentadoria começa às 7 horas, tem geração pela Rádio FM 104.3 – Expresso Fortaleza, tem transmissão, aos sábados, por outras 32 emissoras de rádio do Interior e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.
REDES SOCIAIS
Instagram: Ceará Agora
Facebook: Ceará Agora
Youtube: Ceará Agora
Twitter: Ceará Agora