Foto: Felipe Santos/Ceará SC

O Ceará se aproveitou da vantagem númerica em campo, com a expulsão do volante Felipe, do Fortaleza, no início da partida e venceu o clássico-rei pelo placar mínimo: 1 a 0. Cléber marcou o gol da vitória alvinegra, em partida válida pela 3ª do Campeonato Brasileiro. O resultado tira o Vovô da zona do rebaixamento e mantém o Leão na lanterna da Série ‘A’, com 2 pontos em 8 jogos, enquanto o alvinegro está agora na 15º colocação, com 9 pontos, mesma pontuação do Goiás, que fica abaixo na classificação devido aos critérios de desempate.

O jogo

Com maioria dos torcedores presentes na Arena Castelão por ser o clube mandante, o Fortaleza começou a partida atacando o Ceará. Moisés teve a primeira oportunidade, mas a sua finalização esbarrou no zagueiro Messias. Depois, o árbitro Bráulio Machado paralisou o jogo por conta dos sinalizadores acendidos pela Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF). Em meio a paralisação, houve confusão em campo e Felipe agrediu Richard Coelho. Após revisão do VAR, o juiz decidiu expulsar o volante e amarelar o atleta alvinegro.

Com o reínicio do duelo após mais de 10 minutos de paralisação, o Fortaleza quase marca: após jogada individual, Moisés fintou a zaga alvinegra e chutou cruzado, à direita do goleiro João Ricardo. Depois, o Ceará começou a fazer valer a vantagem númerica em campo e pressionou o Leão até os acréscimos da partida, quando Vina deu passe de calcanhar para Cléber, que deslocou Marcelo Boeck e fez 1 a 0 Vozão.

Na segunda etapa, o Ceará preferiu esperar o Fortaleza, que tentava empatar a partida, mas tinha dificuldades de esboçar uma pressão no Vovô devido a inferioridade númerica no gramado. Vojvoda fez várias alterações (Depietri, Robson, Romarinho, Lucas Crispim e Zé Welison) mas não conseguiu mudar a história do duelo do dia 1ª de junho: 1 a 0 Vozão, que presenteou o seu torcedor na véspera de aniversário do clube. Nesta quinta-feira, 2, o Ceará completa 108 anos de sua fundação.