O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, comunicou, por meio das redes sociais, que está deixando o PSB e redefinindo os seus rumos partidários de olho nas eleições de 2024. Élcio não revelou qual o novo caminho, mas, desde a campanha de 2022 quando rompeu com o grupo liderado pelo hoje Ministro da Educação, Camilo Santana, abriu diálogo com o senador Tasso Jereissati para desembarcar no PSDB.

Alçado à vida pública pelo ex-deputado estadual Eudoro Santana, Élcio ganhou projeção no primeiro Governo Camilo, conquistou espaços e surgiu como renovação na política. A rápida trajetória o levou a ser indicado para compor, como vice, a chapa encabeçada pelo então candidato e prefeito eleito José Sarto (PDT).

Após dois anos no cargo de vice-prefeito, Élcio decidiu romper a boa relação com Camilo Santana e entrou na campanha do candidato do PDT ao Governo do Estado, Roberto Cláudio. Roberto ficou em terceiro lugar no primeiro turno da eleição ao Palácio da Abolição.

Durante a campanha, Élcio afinou ainda mais o diálogo com o senador Tasso Jereissati e abriu caminhos para entrar no PSDB. As negociações avançaram e Élcio deve chegar ao ninho tucano como ‘grande novidade’ podendo, inclusive, assumir de imediato a Presidência da Executiva Regional do partido no Ceará. Logo após o resultado do 2º turno da eleição, Élcio chegou a procurar interlocutores para uma reaproximação com o senador eleito Camilo Santana. As portas, porém, estavam fechadas.

HORA DE MUDAR

O comunicado sobre a saída do PSB, publicado por Élcio Batista, destaca a experiência e tem, ainda, agradecimento. Segundo Élicio, a vida individual é feita de ritos de passagens entre grupos e instituições e o tempo chega para entrar e sair. ‘’É chegada a hora de deixar o Partido Socialista Brasileiro – PSB. E o deixo com a mesma felicidade e admiração com que entrei”, afirma o vice-prefeito.


Em outro trecho do comunicado, Élcio expõe agradecimentos pela acolhida no ninho socialista. ‘’Quero agradecer a todos os membros do PSB nos níveis municipal, estadual e nacional em nome de dois grandes líderes o Presidente do Diretório Estadual Denis Bezerra e o Presidente Nacional Carlos Siqueira. A convivência no PSB me trouxe experiência e aprendizado. Muito obrigado”.