Os passageiros que se preparavam para aterrissar no Aeroporto de Vitória, Espírito Santo, não seguraram a gargalhada ao ouvirem do comandante de um voo da Gol que a aeronave não poderia aterrissar porque os caranguejos tomaram conta da pista. O comandante definiu o contratempo como inusitado. A pista fica próxima á área litorânea.

O avião, que saiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto Eurico Aguiar Salles, arremeteu, de acordo com o comandante, por recomendação técnica. O episódio foi registrado nessa última segunda-feira (20), chegou a ser registrado por um passageiro, com áudio e imagem, e ganhou as redes sociais.

“Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco à nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista, acredite se quiser”, disse o comandante, que foi acompanhado por risos dos passageiros.


Antes da aterrissagem, o piloto ainda acrescentou: “Então daqui a 10 a 15 minutos receberemos autorização para prosseguir no pouso em Vitória. Peço desculpas pelo contratempo, mas motivo alheio a todos da tripulação, espero contar com a sua compreensão. Quando tiver o horário de pouso, retornarei com mais informações”, finalizou o comandante.


UM CARANGUEJO


A Zurich Airport Brasil, que administra o aeroporto de Vitória, por meio de comunicado, informou que, ao contrário da frase do comandante do voo, havia a presença de apenas um caranguejo na pista.


“A Zurich Airport Brasil informa que foi verificada a presença de um caranguejo na pista. A equipe de fauna do aeroporto foi acionada. Este é o procedimento padrão previsto para esses casos. Logo após a retirada do animal, as operações seguiram regularmente. A aeronave do vídeo pousou cerca de 10 minutos depois do speech [fala] do comandante, que não retratou a realidade da situação. Ocorrência por volta de 23h10 de segunda-feira”, informou a empresa.