O comando da campanha do candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto, se movimenta com mais intensidade desde a noite de sexta-feira (13) após os números das pesquisas que colocam o pedetista em 4º lugar na preferência dos eleitores.

As pesquisas Quaest e Datafolha deixaram atônitos os responsáveis pela articulação política, pela comunicação e pelo marketing de Sarto, que, mesmo com a força da máquina administrativa, corre o risco de ficar fora do 2º turno da disputa pela Prefeitura.

Incrédulos com a performance de Sarto nas pesquisas, pedetistas tentam encontrar um caminho para reanimar a militância, os aliados e, principalmente, os candidatos à Câmara Municipal.

O final de semana foi marcado por reuniões entre os coordenadores de diferentes áreas da campanha, com a participação de integrantes da cúpula estadual do PDT e, também, do ex-presidenciável Ciro Gomes. Hoje, a série de reuniões tem seqüência e, na agenda, encontro de Sarto com candidatos a vereador.

DIAGNÓSTICO DE ERROS

Os coordenadores da campanha já têm o diagnóstico sobre os motivos para o fraco desempenho de José Sarto nas pesquisas de intenção de votos. Há uma corrida contra o tempo para correção dos rumos da campanha.

Os atropelos nas áreas política, de comunicação e marketing estão identificados e a menos de 20 dias para encerramento da campanha do 1º turno, os pedetistas querem recuperar o tempo perdido e criar condições para Sarto chegar ao 2º turno.

DESCONEXÃO ENTRE ‘VEREADOR’ E ‘PREFEITO’


Muitos candidatos à Câmara Municipal invadem os bairros, mas buscam votos desconectados com a campanha de Sarto. Alguns candidatos se queixam da desatenção da coordenação política, ficam irritados e deixam de lado a campanha majoritária e passam a cuidar do próprio destino.

Os sinais desse ‘distanciamento’ estão na ausência do nome de Sarto em material de campanha de candidatos a vereador. A vinculação está presente na propaganda eleitoral do rádio e da televisão.

Os candidatos a vereador cumprem papel importante para puxam votos nas comunidades e fortalecerem a base eleitoral de quem concorre à Prefeitura.

A falta de sintonia entre a candidatura de Sarto e os candidatos a vereador não é, porém, o único problema da campanha.

COMUNICAÇÃO E MARKETING

Um dos questionamentos é sobre a fraca eficácia de comunicação e marketing que desfigurou o prefeito Sarto, criando um personagem que não estava no cotidiano da população.

Sarto chegou ao início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão com a certeza de presença no 2º turno, mas, após duas semanas, despencou para 4ª posição nas pesquisas. Os efeitos das reuniões do final de semana e desta segunda-feira serão observadas ao longo dos próximos dias.

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