O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) convidou os partidos políticos do Ceará para firmarem compromisso pela Democracia no combate à disseminação de fake news durante a campanha eleitoral de 2022. A assinatura do termo ocorreu nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa .

O acordo visa à redução dos efeitos nocivos da desinformação que atente contra a democracia e a imagem institucional da Justiça Eleitoral e de seus integrantes, a integridade e a segurança do processo de votação em suas diferentes fases nas Eleições de 2022.

Com a assinatura, os partidos comprometem-se a, dentre outras medidas, atuar como agentes colaboradores da Justiça Eleitoral, esclarecendo sobre características, dos procedimentos e do funcionamento do processo de votação, utilizando-se de informação confiável e de qualidade, com a divulgação massiva de informações oficiais sobre as eleições e a Justiça Eleitoral; e colaborar com a construção de um ambiente de transparência informacional, desestimulando os casos de desinformação e adotando estratégias preventivas e de contenção de seus efeitos negativos.

Comitê de Enfrentamento à Desinformação e Divulgação da Segurança do Processo Eleitoral
O Comitê foi instituído pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em setembro de 2021, e atua em diversas frentes no combate à desinformação e na ampliação das ações de divulgação da segurança do processo eleitoral.

O Tribunal tem realizado palestras sobre segurança do processo eletrônico nas universidades públicas e particulares, como UECE, UFC, UniCatólica e Unifor. Também foram ministradas apresentações sobre o tema para agentes de órgãos de segurança, como Polícia Federal, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil e Exército.

Além disso, o Tribunal lançou o Prêmio TRE-CE de Jornalismo com o tema evolução e segurança do processo eletrônico de votação, contribuindo com o enfrentamento à desinformação, o debate e o aprofundamento dos conhecimentos sobre o tema.

(*) Com informações TRE-CE