Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Tudo pronto para o início da XX Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios a Brasília uma realização da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que acontece a partir das 8h30min desta terça-feira (16), com a Cerimônia de Abertura no Centro Internacional de Convenções do Brasil, com as presenças do Presidente da República, Michel Temer; Presidente da CNM,  Paulo Roberto Ziulkoski; Ministro Raimundo Carreiro, Presidente do TCU;  Ministra Cármen Lúcia, Presidente do STF, entre outras autoridades.

A primeira Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios entre os dias 18 e 20 de maio de 1998, ficou conhecida como a marcha dos cachorros. O nome surgiu porque os quase 2,5 mil gestores municipais presentes à capital federal foram recebidos no Palácio do Planalto pela tropa de choque da Polícia Militar do Distrito Federal e integrantes do Exército com cachorros prontos para atacar, ao invés do presidente da República.

No entanto, apesar do confronto, a data simboliza um marco para o movimento municipalista. “Houve um divisor de águas em relação ao Executivo e ao Congresso Nacional”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. A primeira Marcha representou, assim, o início de grandes conquistas aos Municípios brasileiros. Em quase duas décadas de luta, as vitórias do movimento superam a marca de R$ 500 bilhões, valor que terá um aumento relevante se considerarmos as vitórias obtidas entre junho de 2016 até o momento. Nesta segunda-feira teve início o credenciamento dos prefeitos, vice-prefeitos, secretários e demais gestores municipais.