Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os eleitores terão mais uma oportunidade para conhecer as propostas, ideais, projetos e o pensamento dos candidatos à Presidência da República, aos Governos Estaduais, ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa. A legislação estabelece que os candidatos apresentem, por meio do rádio e da televisão, entre 31 de agosto e 4 de outubro, a propaganda como estratégia para conquistar o voto dos eleitores. O assunto foi destaque no Bate Papo Político desta quinta-feira, 30, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).

Com uma campanha curta e pouco tempo de agenda para visitarem os 184 municípios do Ceará, os candidatos têm no rádio e na televisão os canais que podem encurtar a distância com os eleitores na caminhada rumo às urnas no dia 7 de outubro. São cinco postulantes ao Governo do Estado e 11 ao Senado Federal.

Entre os candidatos ao Palácio da Abolição, Camilo Santana (PT), que reúne uma coligação com 16 partidos, terá, a cada bloco de propaganda, 6 minutos e 18 segundos. Camilo terá, também, entre 31 de agosto e 4 de outubro, 606 inserções, com duração de 30 segundos. As inserções são pequenas mensagens que entram na programação das emissoras de rádio e televisão.

Com o segundo maior tempo da propaganda, está o General Theophilo, da coligação PSDB-PROS, com 1 minutos e 55 segundos e mais 210 inserções. O professor Ailton Lopes (PSOL/PCB) fica com 17 segundos e 31 inserções. O candidato Hélio Gois (PSL) tem 10 segundos, enquanto Gonzaga (PSTU) e Mikaelton (PCO) ficam, cada um, com 9 segundos e 16 inserções.

Alckmin em Fortaleza

O presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) visita o Ceará, nesta sexta-feira, 31, e tem encontro marcado às 15h com Maria da Penha na sede do Instituto Maria da Penha. Logo depois, o tucano participa do Fórum Ideias em Debate, no Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e faz visita ao Sistema Jangadeiro às 20h.

Já no sábado, 1, o candidato à Presidência da República terá um encontro com lideranças políticas do Estado às 10h. Em seguida, deve visitar a feira no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, e por fim participa de uma carreata pela cidade de Caucaia.

Lula pode ser julgado pelo TSE amanhã

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve convocar para esta sexta, 31, uma sessão extraordinária da Corte para analisar os últimos pedidos de registros de candidaturas para a presidência da República nas eleições de outubro. A motivação é o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão para o cargo, que começará no dia seguinte.

Na sessão, pode ser julgado o pedido de registro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, a pauta de julgamentos ainda não foi confirmada. Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, em função de sua condenação a 12 anos e um mês de prisão na ação penal do caso do triplex em Guarujá (SP).

Em tese, o ex-presidente estaria enquadrado no artigo da Lei da Ficha Limpa que impede a candidatura de condenados por órgãos colegiados. No entanto, o pedido de registro e a possível inelegibilidade precisam ser analisados pelo TSE até 17 de setembro.

Presidente do Sindojus cobra convocação de oficiais de justiça para diminuir lentidão no Judiciário cearense

O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus), Vagner Venâncio, cobrou a convocação de 207 novos oficiais de justiça que passaram em concurso para atuar no judiciário cearense. A medida, para Venâncio, ajudaria a reduzir a lentidão do julgamento de ações na Justiça Estadual, que conta hoje com 1.165.743 casos pendentes, segundo relatório “Justiça em números 2018” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Saiba mais:
+ Presidente do Sindojus: demora em convocação de aprovados contribui para lentidão do Judiciário do Ceará

Confira no player abaixo o Bate Papo Político com as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 30.08.2018