Comercialização de animais silvestres é crime: após operação em Fortaleza, com 34 prisões, Ibama vai ampliar cerco ao tráfico

A cidade de Fortaleza ganhou destaque no noticiário nacional neste domingo (5) com uma grande operação do Ibama voltada ao combate ao tráfico e à comercialização ilegal de pássaros e animais silvestres.

A ação, que mobilizou agentes do Ibama de 10 estados e do Distrito Federal, resultou na apreensão de dezenas de animais e aves, muitas delas encontradas em situação de extrema debilidade e mantidas em condições precárias.

Entre as espécies resgatadas, estavam canários, papagaios e curiós, frequentemente capturados para venda clandestina em feiras e pontos comerciais.

Durante a operação, 34 envolvidos no crime ambiental foram presos em flagrante e conduzidos à Polícia. As multas aplicadas podem chegar a R$ 465 mil, de acordo com a gravidade das infrações e o número de animais apreendidos.

Na feira da Parangaba, os espécimes estavam expostos em pequenas gaiolas, em más condições de higiene. Alguns chegavam a ser oferecidos por até R$ 1 mil. A suspeita é que a maioria tenha sido capturada em serras e sertões do Ceará. Os autuados responderão por tráfico e maus-tratos de animais silvestres, cujas penas podem chegar a um ano de detenção por exemplar de fauna

Dentre os animais apreendidos, havia 187 nativos e 81 exóticos. As espécies nativas identificadas incluem periquito-do-sertão, gralha-cancã, papa-arroz, papa-capim, golinha, bigodinho, pintassilgo mineiro e jabuti. Havia também exemplares de duas espécies ameaçadas: papagaio-verdadeiro e jandaia verdadeira. As aves exóticas encontradas foram agapórnis, ring neck, red humped, rosela, lóris molucano e periquito bourke. Infelizmente, três pássaros foram encontrados sem vida: 1 papagaio e 2 passeriformes. 

Servidores do Ibama prestaram os primeiros socorros aos espécimes apreendidos
Servidores do Ibama prestaram os primeiros socorros aos espécimes apreendidos – Foto: Daiane Cortes/Ascom Ibama

Os animais apreendidos estavam debilitados, desidratados e sem alimentação adequada. Os espécimes foram atendidos por servidores especializados e encaminhados a Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde serão reabilitados para possível futura soltura.

O Ibama reforça a importância de não adquirir animais silvestres sem a devida autorização, pois essa prática incentiva o tráfico e compromete a biodiversidade brasileira. A conscientização e a fiscalização contínua são fundamentais para preservar as espécies e garantir o equilíbrio ambiental. A população também tem papel fundamental no combate ao comércio ilegal de animais. É possível fazer denúncias anonimamente pela Ouvidoria do Ibama, pelo telefone 0800 061 8080 ou pela plataforma Fala.BR.

A ação faz parte de uma série de fiscalizações que vêm sendo intensificadas no Ceará, especialmente em áreas urbanas e feiras populares. O objetivo é desarticular redes que lucram com o comércio ilegal de animais silvestres e reforçar a conscientização sobre os impactos dessa prática.