A Comissão Mista de Orçamento abre, nesta terça-feira, uma agenda de debates sobre a proposta orçamentária de 2025 que interessa diretamente ao Governo do Estado e aos prefeitos dos 184 municípios do Ceará.
Os repórteres Carlos Silva e Sátiro Sales, ao participarem do Jornal Alerta Geral, destacam o movimento dos deputados e senadores e das mudanças nas regras para aplicação de recursos das emendas parlamentares individuais.
Na pauta desenhada pelo presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Julio Arcoverde, do PP do Piauí, está a tramitação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 e do projeto do Orçamento de 2025).
O encontro reúne os líderes de bancadas e representa uma das etapas mais importantes para mudanças na proposta orçamentária enviada pelo Executivo ao Congresso Nacional. O debate desperta interesse direto dos 22 deputados federais e dos três senadores do Ceará porque, a partir dessas articulações, o estado pode ampliar atrair uma fatia maior de recursos da União em 2025.
Inicialmente, a estimativa é de que, com as emendas individuais e coletivas impositivas, a bancada federal garanta, pelo menos, 1 bilhão e 300 milhões de reais em recursos com liberação obrigatória. Uma das prioridades listadas pelo Governador Elmano de Freitas no Orçamento da União de 2025 é a destinação de recursos para elaboração do projeto de duplicação de trechos da BR 222.