Foto: reprodução.

comissão especial que analisa a reforma da Previdência (PEC 6/19) promove hoje seminário internacional sobre a proposta.

Os deputados Henrique Fontana (PT-RS) e Darcísio Perondi (MDB-RS) são autores dos pedidos para realização do evento. O objetivo do seminário é debater experiências estrangeiras em Previdência Social.

Fontana cita, por exemplo, a necessidade de verificar se realmente há superioridade do sistema de capitalização, proposto pelo governo, em relação ao sistema de repartição, atualmente em vigor. “Precisamos obter informações a respeito das experiências de países que fizeram alterações desse tipo, como é o caso do Chile”, informou.

Perondi também valoriza o intercâmbio de experiências uma vez que mudanças previdenciárias são promovidas mundialmente.

“Trata-se de necessidade urgente de adequação nos mecanismos de financiamento de aposentadorias e outros benefícios similares, visto que a população mundial tem percebido um processo longevo do seu envelhecimento”, justificou.

Foram convidados para o evento especialistas do Chile e representantes de órgãos internacionais, como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outros.

“Como o Chile foi o primeiro país do mundo a reformar seu sistema previdenciário, imagino que deva trazer experiências importantes”, disse o presidente da comissão da reforma, deputado Marcelo Ramos (PL-AM).

 

 

(*)com informações da Agência Câmara Notícias