O Centro de Operações de Emergência, comitê criado pelo Ministério da Saúde para monitorar o avanço da varíola dos macacos no Brasil, determinou nível máximo de alerta para a doença. A classificação está no Plano de Contingência Nacional para doença divulgado no final de semana. Os níveis de emergência variam de I a III.

De acordo com o Ministério da Saúde, o alerta é estabelecido quando há “excepcional gravidade”. Para isso o comitê considera a transmissibilidade da varíola dos macacos, agravamento dos casos confirmados, vulnerabilidade da população, disponibilidade de medidas preventivas (como vacinas e o antiviral) e recomendações da Organização Mundial da Saúde.

O nível a ser considerado para o Plano é o Nível III, uma vez que já existem casos confirmados da doença no Brasil, com transmissão comunitária e ainda não há no território nacional disponibilidade de medidas de imunização e de tratamento.

Varíola dos Macacos no Brasil

Hoje, o Brasil possui 2.293 casos confirmados de varíola dos macacos, segundo o Ministério da Saúde. São Paulo é o estado com mais registros da doença (1.636), seguido por Rio de Janeiro (253), Minas Gerais (101), Distrito Federal (92), Paraná (52) e Goiás (51). As demais áreas têm menos de 20 casos identificados.Na semana passada, o boletim apontava 1.962 casos suspeitos, 38 prováveis e um óbito.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil receberá o antiviral tecovirimat para tratar casos graves da varíola dos macacos. Ele não estipulou data para a chegada do medicamento, feito por intermédio da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). A pasta também diz que encomendou 50 mil doses da vacina contra a doença. A expectativa é de que a primeira remessa seja entregue em setembro.

Varíola dos Macacos no Ceará

O Ceará tem, até agora, seis casos confirmados da doença. A Capital concentra a maioria dos casos: cinco moradores diagnosticados com a varíola dos macacos. O outro é residente de Russas. Todos têm idades entre 20 e 43 anos, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.